Entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição ou montagem de um sistema de captação de energia solar. Este artigo contém uma série de informações de como funciona a energia solar e pode lhe guiar na escolha da melhor opção para sua residência ou empresa.
A energia solar funciona por meio de painéis solares que captam a luz solar e geram energia elétrica (efeito fotovoltaico) que é levada ao inversor solar, onde ocorre a conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para sua residência ou comércio.
A geração de energia elétrica no momento da captação da luz solar pelas placas solares chama-se efeito fotovoltaico.
O efeito fotovoltaico ocorre quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar. Esta colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua. Esta corrente também é chamada de Energia solar fotovoltaica.
Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica – Passo a Passo
Veja o passo a passo do funcionamento do sistema de energia solar:
- O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica
- O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa
- A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa
- A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos
- O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos
O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica
O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:
O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa
Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico que você precise usar.
A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa
A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa.
Como esta energia é gerada por você, não haverá custo na utilização desta. Portanto, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora.
Porém, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Por isso é importante você solicitar orçamentos de empresas experientes que possam ir até o seu local para fazer uma avaliação e lhe passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.
A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos
A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.
O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!
Após a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia).
Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora.
A energia solar que vai para a rede vira créditos de energia. Os Créditos de Energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.
Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz.
Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!
Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial).
Na página “A regulamentação dos créditos de energia solar” fazemos um resumo de como esse sistema de créditos funciona. De qualquer forma, isto é algo que a empresa instaladora do sistema fotovoltaico poderá lhe explicar quando estiver fazendo o seu orçamento.
Como funciona a energia solar térmica?
A energia solar térmica é caracterizada pelo oferecimento de aquecimento solar aos imóveis, auxiliando no aquecimento da água para chuveiros ou para cozinhar alimentos, por exemplo. Dessa forma, ela atua em todo o funcionamento do sistema fotovoltaico, possuindo uma instalação simples e rápida, que pode ser aproveitada em usinas térmicas de diversas maneiras, como na produção de bagaço de cana de açúcar e de cascas de cereais. Sua operação, portanto, é realizada da seguinte forma:
- A luz do sol é captada por meio dos painéis solares;
- Em seguida, é realizada a conversão em energia térmica, devido ao calor que aumenta a temperatura do fluido, responsável pela circulação da instalação;
- O calor é transportado por meio da água ou do ar;
- Por fim, ele é utilizado para aquecer outro meio, utilizando painéis solares ou tubos a vácuo, para realizar a captação e transferência do calor para um meio líquido, como a água nos chuveiros ou na cozinha para a preparação de alimentos.
Como é gerada a energia solar?
A energia solar é gerada a partir da luz do sol, seja pela radiação solar direta (energia solar fotovoltaica), como pelo seu calor (energia solar térmica). Na energia fotovoltaica, a luz do sol é utilizada para a geração de eletricidade, já na energia solar térmica, é usada para o aquecimento de água.
O processo de geração de energia solar fotovoltaica
As células fotovoltaicas são produzidas a partir de materiais semicondutores (geralmente silício). A luz do sol, ao refletir sobre as placas solares, gera movimentação dos elétrons do material, transformando-se em efeito fotovoltaico e gerando eletricidade.
Após o efeito fotovoltaico, o inversor solar realiza a conversão da energia (de corrente contínua para corrente alternada) para a residência, estabelecimento comercial, indústria ou propriedade rural. Em seguida, a energia solar é distribuída pela rede elétrica e pode ser utilizada por aparelhos domésticos, equipamentos elétricos e muitos outros.
A energia produzida que não é consumida é injetada na rede distribuidora e são gerados créditos energéticos válidos por 60 meses para compensar esse excesso.
Assim, é possível gerar eletricidade a partir de uma fonte de energia limpa e renovável, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Além disso, você garante uma economia de até 95% no valor de sua conta de luz ao utilizar um sistema fotovoltaico, que tem uma vida útil de até 25 anos.